JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PRATICANTES NO MUNDO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Durante o intervalo, pedi ao Sensei para usar a caligrafia como logotipo para o Taikai de Paris em julho próximo.

Ele inventou Ninku, um trocadilho com a palavra Ninku, mas escrito com em vez de Ku. Se Ninku existe, e significa “perseverança”, (1) Ninkū com um longo “ū” não tem o mesmo significado. Foi feito pelo Sensei, associando Shinobi e . (2)(3) Ele substituiu “resistência” por “vacuidade furtiva”. E é como o que o Sensei está mostrando na aula. Seus movimentos são tão vazios que o Uke cai no vazio.

O Mutō Dōri de 2019 agora está lidando com a falta de presença. Não há nada para ver e nada para sentir. O controle do atacante resulta de falta de controle. Em um post recente, eu apresentei você a Mutōsei, “descontrolado”. (4) Para mim, Ninkū é precisamente esse sentimento. Sensei controla você sem controle. Como se ele fosse capaz de expressar o vazio em si.

Como muitos sentimentos de alto nível, é difícil expressá-lo com palavras, mesmo que você tenha a chance de senti-lo em Sōke. No Budismo diz que você pode “compartilhar” – Satori – apenas com aqueles que o experimentaram. Eu acho que seja isso. (5)

Se você assistir Sensei do lado de fora, parece mágica. É por isso que ele pede ao seu Uke para explicar seu sentimento após cada técnica.

Ninkuu versus Ninku

Ninku, (1) também significa estoicismo, e também parece correto. Para ter sucesso em Budō, você tem que suportar muita dor e desilusões. O treinamento é sobre resistência. Isso não tem fim. Então, começamos a praticar um dia pelas razões erradas e ficamos sem saber exatamente o por quê. Isso é puro estoicismo.

Noguchi Sensei me disse uma vez que nos velhos tempos o Sensei era bastante brutal. Ele era tão violento em treinamento que o piso de madeira sob as esteiras às vezes quebrava! Quando isso acontecia, eles paravam a prática, pegavam as ferramentas, consertavam e voltavam a treinar. Sensei repete que ele não nos ensina. Mas parece que esse “não ensinamento” dele começou há muito tempo.

Noguchi Sensei disse que Sōke os usava como cobaias. Sensei queria aprender as técnicas que recebia de Takamatsu Sensei pelo correio.

(6) Noguchi Sensei admitiu que por duas vezes ele quase parou, por ser incapaz de ver a necessidade de tanta dor.

Quando você vê o quão bom ele é hoje, acho que ficar no Bujinkan foi a decisão certa. Ele “suportou” a dor para se tornar um dos melhores professores do Bujinkan. E o mesmo se aplica à primeira geração de estudantes do Sensei.

Ninku é o Omote, e Ninkū é o Ura

Agora podemos ver com mais clareza que Ninku é o Omote, e Ninkū é o Ura. Compartilharei esse novo sentimento em meus próximos seminários e no Taikai de Paris em julho.

Sōke disse recentemente que são necessários 10 anos de treinamento duro, passando por muitas dificuldades para estudar noções básicas. Então, quantos anos precisamos para chegar a Ninku e Ninkū?

Temos que ser resilientes e cultivar nossa paciência!

  1. N, Ninku: resistência; Estoicismo;
  2. び び, Shinobi: furtividade, viajar incógnito, ninjutsu, ninja, furto; ladrão furtivo, tolerância;
  3. 空, : ar vazio; céu, Shunya (vazio, a falta de uma natureza intrínseca imutável dentro de qualquer fenômeno). Sem sentido, vazio (um dos cinco elementos);
  4. 無 統制, Mutōsei: descontrolado;
  5. 悟 り, Satori: iluminação; despertar espiritual; compreensão;
  6. Sensei visitava Takamatsu Sensei a cada dois meses (e não a cada duas semanas, como diz a lenda). Ele tinha os pergaminhos com ele. Entre as visitas, Takamatsu estava enviando duas cartas por semana com muitos detalhes técnicos.

Créditos | Blog de Arnaud Cousergue: Shiro Kuma

Se deseja continuar sabendo mais sobre as artes marciais da Bujinkan, sua filosofia, história e tradição, técnicas, artigos de grandes mestres e tudo sobre defesa pessoal e as artes marciais ninja e samurai, não deixe de acessar também nossos conteúdos sobre Shuhari e Noguchi, Dialeto do Kihon Happo, Artes Marciais e a Diferença Entre Artes de Competição e de Guerra, Kata – Não Copie a Forma e todos os outros artigos do site.

Também recomendamos fortemente a leitura sobre as escolas de artes marciais tradicionais japonesas ensinadas na Bujinkan Dōjō, bem como incentivamos baixar nossos e-books e inscrever-se em nossa Lista Vip para poder receber conteúdos exclusivos com prioridade.

Deixe um comentário