JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PRATICANTES NO MUNDO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Ninpo IkkanNinpō Ikkan – é um termo claramente utilizado por praticantes de Ninjutsu (忍 術) que significa “a lei ninja é nossa inspiração maior”.

Ninjutsu se escreve com os seguintes kanji (ideogramas chineses): 忍, que se lê nin e que quer dizer “esconder” ou “suportar” e 術, que se lê jutsu e que quer dizer “arte” ou “técnica”.

Ninjutsu, portanto, pode ser traduzido como “arte de esconder-se” ou “arte de suportar”.

Mas o que teria “suportar” a ver com “esconder”?

Ninja concentrado desembainhando sua espada e seguindo a lei do ninpō ikkan significando que a lei dos ninjas é a nossa inspiração maior

A resposta é que, para que um ninja pudesse passar sem ser notado, ele precisava ter um coração pacífico, calmo, capaz de suportar qualquer dificuldade sem se abalar. Quanto mais calmo um ninja podia se manter, mais ele conseguia se tornar e se manter invisível.

O que é o Ninjutsu?

Como pode, então, no mundo de hoje, a técnica do ninjutsu ser interpretada?

É preciso conectar o duplo significado da palavra: se uma arte o ensina tanto a se esconder, quanto a suportar a dor, então esta arte o torna resignado. Portanto, o ninjutsu pode ser identificado como a arte da resignação.

É a arte que ensina a suportar todas as dificuldades e se manter sereno.

Ensina a ter um espírito forte e um coração inamovível e determinado, porém humilde, gentil, suave e integro, que nem mesmo uma espada que se abata sobre ele conseguirá cortá-lo, mas passará resvalando.

Não há mais ninjas hoje da maneira como havia antigamente. Os praticantes de ninjutsu de hoje são chamados ninjutsuka. Porém, o arquétipo do ninja ainda é vivo e, sob esta estrela, treinamos para manter a tradição viva, pois as tradições têm o poder de nos conectar aos nossos fundamentos.

Se um dia o mundo tecnocêntrico que conhecemos acabar, a tradição ninja nos manterá vivos e inabalados e então o guerreiro ninja ressuscitará. Até lá, ele vive nos corações daqueles que conseguem captar a essência do nin.

O ninjutsu é, portanto, mais que uma arte. É uma filosofia de vida, é abrir os olhos e procurar a luz no meio da escuridão da ignorância.

Independente de sua crença ou ideologia, esta arte marcial pode auxiliá-lo a entender melhor a si mesmo e ao mundo, e torná-lo uma pessoa mais feliz e amável. É uma relíquia da alma.

Um coração capaz de suportar uma espada. Este é o espírito do ninponinpō. Esta é a nossa Lei!

Ninpō Ikkan!

Créditos | Blog de Arnaud Cousergue: Shiro Kuma

Se deseja continuar sabendo mais sobre as artes marciais da Bujinkan, sua filosofia, história e tradição, técnicas, artigos de grandes mestres e tudo sobre defesa pessoal e as artes marciais ninja e samurai, não deixe de acessar também nossos conteúdos sobre Shuhari e Noguchi, Dialeto do Kihon Happo, Ninku versus Ninku, Kata – Não Copie a Forma e todos os outros artigos do site.

Também recomendamos fortemente a leitura sobre as escolas de artes marciais tradicionais japonesas ensinadas na Bujinkan Dōjō, bem como incentivamos baixar nossos e-books e inscrever-se em nossa Lista Vip para poder receber conteúdos exclusivos com prioridade.

Deixe um comentário