JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PRATICANTES NO MUNDO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Zanshin é um estado de consciência em que percebemos tudo o que nos cerca de maneira não tensa, mas natural, imergindo-nos na harmonia do universo.

É preciso entender que há apenas trabalho. Não há metas. A perfeição não é uma meta, mas é uma consequência para o guerreiro que põe seu coração no treino.

Zanshin e a Perfeição - Escrita Kanji que significa Zanshin

A perfeição não é um prêmio para os arrogantes, mas uma circunstância dos humildes, de quem está atento à batalha e à oportunidade de expandir seu conhecimento.

Ela é abstrata e só pode ser alcançada por um pensamento desprendido e transcendental. Isso é algo que o arrogante não consegue entender, ou mesmo tolerar.

O humilde, porém, apenas aceita aquilo que corresponde ao seu esforço. É uno com a natureza. Trata apenas de procurar fazer o que tem que ser feito de maneira justa. Preocupa-se apenas com o tempo presente. Assim, sem saber, torna-se perfeito.

Vivemos no tempo presente, e ele é justamente isso: um presente, uma dádiva. Deve ser tão aproveitado quanto zelado.

Aqui e agora é o que há de mais precioso. É onde podemos decidir se agiremos, ou não, com amor a nós mesmos no futuro.

Portanto, relaxe e preste atenção. Isto é Zanshin.

Créditos | Blog de Arnaud Cousergue: Shiro Kuma

Se deseja continuar sabendo mais sobre as artes marciais da Bujinkan, sua filosofia, história e tradição, técnicas, artigos de grandes mestres e tudo sobre defesa pessoal e as artes marciais ninja e samurai, não deixe de acessar também nossos conteúdos sobre Shuhari e Noguchi, Dialeto do Kihon Happo, Ninku versus Ninku, Kata – Não Copie a Forma, Artes Marciais e a Diferença Entre Artes de Competição e de Guerra e todos os outros artigos do site.

Também recomendamos fortemente a leitura sobre as escolas de artes marciais tradicionais japonesas ensinadas na Bujinkan Dōjō, bem como incentivamos baixar nossos e-books e inscrever-se em nossa Lista Vip para poder receber conteúdos exclusivos com prioridade.

Deixe um comentário