JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PRATICANTES NO MUNDO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Amatsu Tatara

O Amatsu Tatara Hichi Buku Goshinjutsu é o conceito de “medicina tradicional” que Hatsumi Sensei ensina ocasionalmente e está relacionado com aspectos do Taijutsu e algumas outras ideias. Shiatsu, por exemplo, tem alguns cruzamentos com o Amatsu Tatara, mas não é a mesma coisa.

O Hichi Buku Goshinjutsu é a tradição para a autodefesa, e de acordo com o Sōke Masaaki Hatsumi, o Hichi Buku Goshinjutsu surgiu no Japão por volta do ano 2.500 antes de Cristo, mas suas origens datam do tempo de Noé.

Dentro desta tradição está o Amatsu Tatara, e este é tido como os ensinamentos secretos transmitidos do céu para ser usado pelos homens na terra.

Os caracteres de Amatsu Tatara contam a história por si mesmos.

O primeiro caractere indica o Céu ou sensação divina, com transmissão para a humanidade.

A primeira parte do segundo caractere indica o Fluxo (de energia, água e movimento). O resto do segundo caractere indica numa pincelada (escrito transmissão) com cinco linhas horizontais que falam dos cinco fatores essenciais da transmissão.

Os dois carácteres seguintes indicam que estes são os métodos que se juntam para alcançar o Ten Chi Jin: Céu, Terra e Homem, mas eles também contêm o Budō, Medicinas e Caminhos Filosóficos – Espirituais.

Sensei Masaaki Hatsumi realizando Amatsu Tatara

Hatsumi Sensei diz que, o único feito de contemplação destes caracteres podem inspirar uma pessoa, contribuindo para o equilíbrio e harmonia, e, ajudar a humanidade a se tornar pessoas mais naturais.

A medicina Hichibuku Goshinjutsu foi originalmente ensinada ao lado do Ryu-ha da Bujinkan Dōjō sendo parte das antigas filosofias naturais e ensinamentos de Amatsu Tatara, passados ​​para Masaaki Hatsumi Sensei por seu professor Toshitsugu Takamatsu.

Apenas profissionais de saúde reconhecidos estão autorizados a ensinar nesta tradição e Sōke autorizou algumas pessoas a fazê-lo.

Tradicionalmente, o Amatsu Tatara foi transmitido em cinco níveis de manifestações conhecidos como Shoden, Chuden, Okuden, Menkyō e Menkyō Kaiden. E cada nível é construído sobre o anterior desde que o nível “zero” seja alcançado.

  • Nível 1 – Massagem Japonesa;
  • Nível 2 – Medicina Física Japonesa (estrutural);
  • Nível 3 – Medicina Física Japonesa (mecanismos involuntários);
  • Nível 4 – Medicina Manual Japonesa (pós-graduação).

A Medicina Natural da Bujinkan Budō Taijutsu, medicina que vem do Céu, está dirigida e orientada no mundo pelo único herdeiro natural desta ciência e medicina natural alternativa, Sōke Masaaki Hatsumi, titular das nove tradições marciais, incluindo o Ninjutsu.

Este sistema de medicina é somente efetivo se for realizado de coração para coração. Se não existe esta relação com paciente, não terá resultado algum. No que se refere ao sistema, trabalha com os elementos naturais. Isso é: Terra, Água, Fogo, Vento e Vazio ou Vácuo.

Hichi Buku Goshinjutsu e a relação com a medicina de Amatsu Tatara

Cada um destes cinco elementos é representado pelos dedos de nossas mãos que, trabalhando separadamente ou em combinação na área ou região afetada, eles trabalham para equilibrar e harmonizar as pessoas. São três níveis que o Menkyō Kaiden trabalha (Conhecimento completo). Shoden, nível primário que trabalha no paciente em sua forma externa com pressões e massagens efetuadas em Kyushō, pontos vitais que existem nos meridianos do corpo humano.

No nível Chuden, ou meio, a forma de trabalhar a terapia é dirigida nos órgãos dos seres humanos e faz com que possa reacomodá-los em seu lugar, com pressões dos dedos que dependem das circunstâncias que requeiram aos elementos naturais para as necessidades do paciente.

Em Okuden, ou nível superior, nós acharemos o Menkyō Kaiden. Se procede aos pacientes utilizando-se determinados símbolos místicos das quais vem do Shingon e Mikkyō ou “Budismo oculto”, chamado Mudra que é acompanhada por palavras pronunciadas no mesmo momento chamado de Mantra ou “palavras de poder”. Uma vez levado a cabo o mudra e entoado o mantra, na maioria das vezes colocam-se os dedos para o Kyushō (ponto vital) descarregando a energia inteira acumulada e melhorando ou curando o paciente.

Métodos Utilizados no Amatsu Tatara Hichi Buku Goshinjutsu

  • Taihenjutsu: autocorreção japonesa e exercícios de movimentos integrados. Estes incluem exercícios (semelhantes ao ‘Dō-in‘) que permitem aos pacientes manter a saúde e reabilitar após lesão ou doença.
  • Anma / Koho Anma (Anma tradicional): Massagem japonesa, acupressão e pontos reflexos. Isso promove o reparo e a restauração da função normal, liberando as tensões musculares, restaurando a energia vital e melhorando a drenagem, criando um estado de saúde e vitalidade.
  • Seitai: realinhamento corporal japonês e reequilíbrio neuromuscular. Isso funciona nas relações biomecânicas e energéticas que existem entre a cabeça / pescoço, coluna, pélvis e pés, para restaurar o alinhamento e o equilíbrio em toda a estrutura do corpo para restaurar a saúde natural, reduzir o estresse e a tensão corporal e aumentar a coordenação.
  • Kuatsu-ho (Kyushō & Tsubō / Sappō & Kappō) | Pontos vitais: métodos de emergência de ressuscitação e avivamento.
  • Seikotsu: A Manipulação Esquelética Japonesa equilibra o corpo corrigindo restrições e desalinhamentos nas articulações esqueléticas. Hatsumi Sensei afirmou que todas as doenças têm algo a ver com a anormalidade da coluna vertebral. Restrições nas articulações criam estagnação inibindo o livre fluxo de energia vital (Ki)
  • Hari: Acupuntura Japonesa, para manter o fluxo equilibrado e livre do ‘Ki‘ dentro do corpo e nos órgãos vitais. A acupuntura é reconhecida internacionalmente como um poderoso tratamento terapêutico para uma ampla gama de condições. Moxa (tratamento térmico à base de plantas) também é usado em condições frias ou crônicas.
  • Eiyo: nutrição japonesa. A comida pode ser um remédio muito poderoso e é mais do que apenas ter nutrientes, vitaminas e minerais suficientes. Ao escolher os alimentos corretos, você pode combater o estresse, doenças e fraquezas gerais do corpo.
  • Ampuku: técnica abdominal/visceral japonesa utilizada para diagnóstico e tratamento dos órgãos internos.
  • Kampō: Fitoterapia Japonesa. Ervas específicas são usadas para aumentar a constituição enfraquecida e para combater doenças do corpo e órgãos vitais.
  • Kikō: cura através do Ki japonês (bio-energia). Usado para remover bloqueios na energia vital e restaurar o equilíbrio energético inato do corpo e a ressonância.

Em Amatsu Tatara trabalha-se a pessoa e não a enfermidade.

No In/YoYin/Yang“, a filosofia chinesa diz que uma esfera dividida por uma linha encurvada é separada nas formas de Yin/Yang. Naquela mesma esfera, dividiu-se em duas pela linha encurvada, no centro daquela mesma linha está o In/Yo “Yin/Yang” – positivo/negativo.

O diagnóstico só é constituído para o equilíbrio dos seres humanos.

Neste caso, observa-se três níveis, são eles: ombros, quadris e joelhos.

Olhamos a pessoa: se surgir algum odor forte ao despir-se ou algo semelhante, significa que o corpo tem muitas toxinas.

Se o mesmo é doce, a pessoa leva uma dieta ruim, como também ela pode ser uma pessoa com alguma fobia.

Esta é só uma pequena introdução sobre a medicina de Amatsu Tatara.

Se deseja continuar sabendo mais sobre as artes marciais da Bujinkan, sua filosofia, história e tradição, técnicas, artigos de grandes mestres e tudo sobre defesa pessoal e as artes marciais ninja e samurai, não deixe de acessar também nossos outros conteúdos e todos os outros artigos do site.

Também recomendamos fortemente a leitura sobre as escolas de artes marciais tradicionais japonesas ensinadas na Bujinkan Dōjō, bem como incentivamos baixar nossos e-books e inscrever-se em nossa Lista Vip para poder receber conteúdos exclusivos com prioridade.

Deixe um comentário