Projeto Ninja Kids

No mundo de hoje, valores como disciplina, respeito e companheirismo são muitas vezes deixados de lado. Pai e mãe frequentemente trabalham e muitas vezes não têm condições para ajudar a construir estes valores na criança, uma vez que estão com muito pouco tempo em contato com os filhos que, normalmente, passam seus dias em frente de uma televisão, celular e/ou em contato com companhias inadequadas.

Além disso, as escolas, em geral, dão prioridade ao aspecto intelectual, colocando menos ênfase nos fundamentos da educação moral das quais os ensinamentos estão voltados para o comportamento disciplinar e social.

A prática de uma arte marcial multifacetada sob a orientação de um instrutor qualificado e com uma prática correta, trará benefícios inestimáveis para a criança e que auxiliará enormemente na educação, formação e desenvolvimento da criança.

Ela aprenderá a respeitar, ter foco no que é realmente importante, se relacionará com os outros e interagirá com o seu ambiente de maneira segura. Relativamente ao aspecto físico, ela estará sempre a exercitar-se, o que lhe proporcionará um melhor desenvolvimento corporal, contribuindo para uma vida saudável em todos os aspectos.

Benefícios morais da prática da arte marcial Ninja

  • Disciplina;
  • Respeito;
  • Autoconfiança;
  • Companheirismo;
  • Coragem.

O estímulo à coragem para enfrentar obstáculos, é parte dos ensinamentos. A coragem nada mais é do que a energia moral que temos diante de situações difíceis ou de aflição.

“Perder dinheiro é perder pouco, perder confiança é perder muito, mas perder a coragem é perder tudo, porque se perderá a si mesmo. Portanto, mantenha a coragem como um dos bens mais preciosos da vida.”

Benefícios físicos imediatos para a criança

Alguns benefícios fisiológicos do sistema Ninjutsu Bujinkan como atividade física sistematizada sob acompanhamento de um profissional qualificado:

  • Diminui a frequência cardíaca em repouso, economia aproximada à cinco milhões de batimentos por ano;
  • Elevada taxa de transporte de oxigênio no sangue;
  • O número de capilares sanguíneos do coração e dos pulmões aumenta, possibilitando uma melhor troca de oxigênio, dióxido de carbono e nutrientes entre as células sanguíneas e as do organismo;
  • Aumenta a capacidade do corpo de remover resíduos celulares produzidos pela realização de exercícios prolongados;
  • O músculo do coração se fortalece, permitindo assim a ejeção de um maior volume de sangue por batimento (volume-contração). O coração pode repousar mais entre as batidas e, por isso, torna-se uma bomba mais eficiente;
  • Correção da postura, evitando assim problemas vertebrais;
  • Aprimora a coordenação motora, esquema corporal, percepção sinestésica, percepção visual, tátil e auditiva;
  • Melhora o vigor físico, tônus muscular e elasticidade;
  • Alivia o stress, melhora a concentração e a disciplina.

Além de ser o melhor e mais completo sistema de combate e defesa pessoal já criado pelo homem, o Ninjutsu Bujinkan é o único sistema de artes marciais que contém um conjunto de técnicas evolucionárias que se torna possível encarar a vida (adaptação aos riscos e adversidades) por meio de uma disciplina física, mental e psicológica direcionada a sobrevivência.

“Algumas das disciplinas existentes no Ninjutsu Bujinkan colocam de forma prática o aluno em contato com as mais variadas ciências, tais como: geografia, história, química, física aplicada e quântica, biologia, etc. Além disso, o praticante mergulha no mundo do teatro onde o ninja adquire habilidades de representar (teatro kabuki).”

Outros pontos igualmente importantes na prática de Ninjutsu Budo Taijutsu

  1. Manutenção da Saúde e Fortalecimento Físico – É inegável a contribuição que a pratica física do sistema Ninjutsu Bujinkan proporciona aos praticantes, principalmente para a criança que está em fase de crescimento e desenvolvimento. Sendo a correção da postura corporal, disciplina e agilidade física são um dos primeiros benefícios que os pais percebem em seus filhos.
  2. Coordenação Motora – Executando os exercícios conhecidos como Kihon, exercita-se de forma natural e progressiva toda a estrutura física necessária e fundamental, pois trabalha-se os membros superiores e inferiores, lados direito e esquerdo simultaneamente e consequentemente ativando o lado direito e esquerdo do cérebro.
  3. Relaxamento – Tendo em vista a ampla variedade de exercícios anaeróbicos e aeróbicos durante o treino, todo o sistema muscular é trabalhado em sincronia. Existe um trabalho de contração e descontração muscular, que, juntamente com o devido ritmo de trabalho, proporciona uma sensação de relaxamento e bem-estar no fim da cada aula. Note que Instrutores, Professores ou Mestres, não substituem os Pais, e também não é essa a intenção do projeto. A proposta é utilizar a filosofia marcial para ajudar a construir um cidadão melhor.

“A educação de uma criança deveria começar antes do seu nascimento.”

Este sistema de artes marciais tradicionais japonesas integradas e adaptada para crianças demonstra e promove o ensino da autoestima, autocontrole e autodefesa. Através dos treinos e da cultura da arte marcial ninja e samurai as crianças se beneficiam da liberação de energia, estresse e ansiedade relacionados com a vida moderna e aprendem a estabelecer os seus próprios objetivos e os métodos para alcançá-los.

Benefícios

  • Melhora a autodisciplina ao encontrar um desafio mental e também um desafio físico;
  • Melhora a agilidade;
  • Melhora os reflexos;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Melhora a concentração;
  • Autodefesa;
  • Melhora a flexibilidade;
  • Melhora a autoestima;
  • Aumenta a força (física e mental);
  • Melhora a condição física (cardiovascular e resistência muscular).

É cada vez mais evidente que a prática de artes marciais traz inúmeros benefícios ao dia a dia da criança, proporcionando uma melhora no comportamento e no desempenho escolar.

Lamentavelmente, ainda existem profissionais da área da educação escolar, bem como os próprios pais dos alunos, que mantêm certas reservas quanto a este tipo de prática, devido a alguns conhecimentos populares distorcidos de que as artes marciais ensinam as pessoas a lutarem e posteriormente incentivam a violência física. Mas não é bem assim.

A verdade é que, ficou constatado que alguns alunos ganharam muitos benefícios quanto ao comportamento e ao desempenho escolar na visão dos pais e professores.

Entre os principais resultados ficaram a mudança dos hábitos do dia-a-dia, quanto à alimentação e maior respeito com os pais, além de demonstrarem mudanças no ambiente escolar demonstrando maior interesse nas aulas.

A participação de crianças e adolescentes na prática do sistema de artes marciais conhecido como Ninjutsu Bujinkan influencia no desenvolvimento do caráter humano, além de ter a oportunidade de melhorar sua saúde e a qualidade de vida.

Objetivos

  • Conhecer a si próprio e suas reações, especialmente em situações de limite;
  • Adquirir hábitos de disciplina;
  • Abandonar o egoísmo, individualismo e a competitividade, pois são causadores de violência;
  • Desenvolver um espírito e uma atitude de confiança;
  • Aprender a trabalhar em grupo (desenvolver o Espírito de Grupo);
  • Ajudar a encontrar a Harmonia na vida: com a natureza e as coisas, com as pessoas e com nós mesmos;
  • Tem como objetivo evidenciar superioridade nas artes da guerra (bujutsu);
  • Tem como finalidade desenvolver um corpo forte, solidificando uma mente íntegra e um espírito verdadeiro.

Os praticantes adquirem autoconfiança e é incutido neles para que permaneçam sempre ao lado da justiça, além de proporcionar a virtude de unir todos numa fraternidade comum, independentemente da religião, raça, nação ou barreiras ideológicas, tudo isto através da sua prática.

Em suma, proporcionar à comunidade um sistema que contribui na formação do ser através da prática marcial, proporcionando uma maior autoestima e uma maior autoconfiança aos seus praticantes.

Alguns dos benefícios mais frequentemente apontados são: disciplina, controle muscular, melhoramento dos reflexos, desenvolvimento do raciocínio e da concentração, equilíbrio mental, aumento da autoconfiança e autoestima, estimula o instinto de sobrevivência sadia, respeito pelos companheiros e incentiva uma convivência saudável em todos os ambientes sociais do praticante.

Além disso, o sistema Ninjutsu Bujinkan é excelente para crianças tímidas – ajuda-as a estabelecer e manter ligações com os restantes dos colegas – e para crianças hiperativas ou agressivas – é uma excelente forma de canalizarem as suas energias.

O projeto Ninja Kids visa educar crianças e jovens preparando-os melhor para as adversidades de um mundo que muda a cada dia, proporcionando uma melhor qualidade de vida através da prática de técnicas, filosofia e cultura da arte marcial ninja, permitindo aos praticantes uma imersão em diversas disciplinas encontradas neste sistema.

Através das técnicas físicas, o adepto terá contato com inúmeras formas para um desenvolvimento sadio da saúde como sendo sua principal finalidade. A partir de exercícios semelhantes ao yoga, trabalhando articulações, músculos, tendões e a respiração por meio de posturas, alongamentos e outros exercícios provenientes da índia, china e Japão. Esses exercícios ajudam no combate e prevenção de vários males, tais como: Asma, obesidade, diabetes, câncer, doenças do coração, doenças ósseas e alergias.

Planos

NINJA KIDS

PARA CRIANÇAS ENTRE 6 E 11 ANOS
R$ 297
Mensal
  • Até 3 Aulas Semanais
    (cerca de 12 aulas mensais).
  • Cartão de membro BJKDB
    (1º ano GRÁTIS).
  • Renovação de Assinatura Anual
    (1º ano GRÁTIS).

NINJA TEEN

PARA JOVENS ENTRE 12 E 17 ANOS
R$ 267
Mensal
  • Até 2 aulas semanais
    (cerca de 8 aulas mensais).
  • Cartão de membro BJKDB
    (1º ano GRÁTIS).
  • Guia do Praticante BJKDB (material impresso).
  • Renovação de Assinatura Anual
    (GRÁTIS).