JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PRATICANTES NO MUNDO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Ninja Goshinjutsu – Defesa Pessoal Ninja

Se você busca aprender defesa pessoal realista, aqui é o lugar e deve praticar o método Ninja Goshinjutsu. No entanto, como é política de nosso Dōjō, seu acesso exige que o interessado(a) siga as regras e processos próprios, diferente de uma academia, em que é só chegar e realizar a inscrição.

Caso queira saber mais sobre as regras e processos de inscrição, bem como o acesso ao dōjō da BJKDB, pedimos que clique no link de nossa página relacionado a “políticas de acesso“.

O que você realmente procura para sua defesa pessoal pode fazer a diferença entre a vida e a morte.

O fato é que as pessoas possuem vários objetivos e critérios quando se trata de escolher qualquer coisa, inclusive alguma atividade. O mesmo acontece com as artes marciais.

Saiba que, no mundo, existem dezenas, quiçá talvez centenas de tipos de artes marciais diferentes. E se contar com a quantidade e variedade de estilos – desde o surgimento das primeiras evidências no mundo – esse número hoje pode chegar a mais de 2.000 formas de luta.

É importante salientar que as verdadeiras artes marciais não são iguais, e que, por isso, também possuem objetivos diferentes. No entanto, existe sim, pelo menos um ponto em comum: “todas exigem tempo e muita dedicação”.

Mas sabemos que a escolha do modelo de luta está atrelada, por vezes, a maturidade e a idade de quem pratica ou busca praticar.

Na nossa visão, hoje existem, resumidamente, 3 modelos de luta:

  • Esportes Marciais Altamente Competitivos: modelo de luta que visa puramente a competição (o boxe, o mma “mixed martial art’s” e o full-contact / kickboxing são bons exemplos). São lutas em que, mesmo não havendo uma maior conexão com as tradições marciais japonesas, chinesas, coreanas, etc, os aspectos de combate estão presentes;
  • Esportes Marciais Semicompetitivos: modelo de luta que tem seu vínculo tradicional, mas que também visa a competição como uma forma de atingir a performance do praticante (atleta) no combate e o desenvolvimento do caráter (artes como o judô, jiujitsu, taekwondo, alguns estilos de karatê e kung-fu, etc, fazem parte desse modelo);
  • Artes Marciais Tradicionais: modelo de luta não competitiva, pois sua prática visa se aprofundar nos estudos da arte marcial (combate desarmado, armas tradicionais, história, tradição, filosofia, etc). E esse é o caso de artes marciais como o Ninjutsu, Kenjutsu, Jujutsu, Aikijujutsu, Aikidô, alguns estilos de Karatê tradicional e outros.

Então, a verdade é que cada um desses modelos lhe propiciará vantagens e desvantagens, dependendo do que você procura. Cabe a você ver em qual desses modelos sua personalidade se encaixa melhor.

Seguindo esse raciocínio, se a arte que você treina ou vir escolher treinar é voltada para o esporte competitivo ou semicompetitivo, como o boxe, full-contact, karatê ou taekwondo, o aluno será guiado e treinado para competir dentro de um conjunto de regras e se preparar para competições. Já uma arte tradicional marcial irá prepará-lo para a vida, para você levar esse conhecimento para o seu dia a dia.

Qual a melhor arte marcial?

Não existe a melhor arte marcial. É um grande erro pensarmos dessa maneira nos dias atuais. Todas as artes marciais são boas, completas e altamente eficientes de acordo com a sua função. Mesmo que um modelo de luta trabalhe apenas parte de uma forma de combate (socos, chutes, socos e chutes, projeções, arremessos, técnicas de submissão no solo ou apenas o uso de armas, etc), ela oferece uma estrutura de técnicas completa e que se utiliza de suas características particulares.

Isso significa que, o boxe é completo dentro de seu aspecto de luta particular, mesmo que não utilize chutes ou projeções, por exemplo. E o mesmo vale para os demais modelos de luta.

Contudo, o que poderá existir é que a arte marcial escolhida seja multifacetada, ou seja, onde existem muitos aspectos de estudo e/ou muita diversidade técnica. Como é o caso do Ninjutsu e o Jujutsu tradicional, pois nelas existem diversas particularidades que outras artes marciais não possuem, ou, se possuem, não trabalham necessariamente algumas particularidades.

Método de Defesa Pessoal Realista Ninja Goshinjutsu

No caso do Ninjutsu – e tratamos aqui do sistema Ninjutsu Budō Taijutsu – da organização japonesa Bujinkan Dōjō e que trata-se de um sistema de artes marciais ainda pouco entendido, é um modelo de luta bastante multifacetado. Leva-se anos e até talvez dezenas de anos para ter um domínio consistente. Trata-se de um sistema de artes marciais que exige maior dedicação.

Isso significa que o praticante precisará seguir um processo de aprendizado que o fará ter contato com diversas formas de combate. Por causa disso, para se obter uma habilidade adequada em autodefesa e que faça com que o praticante consiga atingir uma boa qualidade técnica, será necessário um tempo relativamente longo, maior até mesmo que as demais artes marciais ditas anteriormente.

Não se trata de aprender a socar ou chutar rápido e fortemente, ou, projetar e dominar o adversário com eficiência em um piscar de olhos, ou, muito menos de ser hábil com uma arma específica, seja esta uma espada, faca, bastão, corrente ou até mesmo uma pistola. Trata-se de praticar tudo isso e muito mais.

Na verdade, aprender as técnicas de luta são o mínimo das preocupações para o praticante que decide entrar nesse modelo de luta.

O mais importante a saber é qual seria o seu verdadeiro interesse em procurar praticar artes marciais ou um dos modelos de luta citados anteriormente.

Como tudo no mundo, para que possamos atingir a proficiência em algo, seja nos estudos, nas profissões, nos relacionamentos e nos hobbies, tempo e dedicação são, na verdade, o mínimo que uma pessoa precisará ter em sua rotina diária. E na prática de artes marciais não é nada diferente.

Isso quer dizer que a curva de aprendizado de qualquer arte marcial verdadeira, seja ela competitiva, semicompetitiva ou tradicional, geralmente é longa, bem longa. Isso acontece por existirem nas artes marciais, diversas nuances e detalhes que outras atividades não exigem ou pelo menos, não exigem tanta devoção, como é o caso da musculação, yoga e a dança.

Além disso, a forma correta para se desenvolver solidamente numa atividade marcial é que esta faça parte de seu cotidiano, praticamente como uma filosofia de vida. Sendo esta a maneira correta de incorporar a prática (esportiva ou não) em sua vida: “tornando-se uma prática constante e verdadeira.”

No entanto, alguém que possui uma vida agitada nem sempre se adapta a uma rotina que demanda estudo e muita prática, e percorrer qualquer um desses caminhos pode não ser algo tão atrativo devido a essa longa curva de aprendizado.

Mas para aqueles que buscam apenas uma forma de se defender das possíveis ameaças e agressões que possam surgir no dia a dia, indo ao trabalho, levando os filhos à escola, no trânsito, no estacionamento ou até mesmo em casa, praticar uma defesa pessoal pode ser uma ótima saída.

Benefícios e Pontos Importantes do Ninja Goshinjutsu

A prática da autodefesa proporciona uma série de benefícios, tanto físico como psicológico. Para se obter uma habilidade adequada, assim como qualquer outra atividade, precisa-se de repetição, paciência e responsabilidade. Essa prática não exige períodos longos de treino e trabalha alguns aspectos encontrados nos três modelos de lutas anteriores, porém de maneira breve, sintetizada.

Existe o trabalho de atividades aeróbicas e anaeróbicas que são empregadas de acordo com as necessidades de cada aula. Logicamente, você deve aprender a aplicar e receber uma técnica ou golpe evitando machucar suas articulações, músculos e ainda ter um bom equilíbrio e fluidez nas movimentações.

Com as atividades aeróbicas e anaeróbicas, preparamos o corpo para receber os movimentos pertinentes a prática de maneira correta e saudável no intuito de evitarmos possíveis lesões ou situações que impeçam o praticante de prosseguir na aula, seja por causa de fôlego curto, músculos fracos ou articulações muito frágeis. Por isso, é bom salientar que o trabalho voltado ao aumento da flexibilidade é algo muito importante e deve ser levado muito a sério.

1. Melhora o Condicionamento Físico.

As atividades de condicionamento físico estão relacionadas à capacidade do corpo de estar preparado em receber as instruções e a trabalhar com o mínimo de esforço possível.

Essa atividade física é sempre trabalhada com foco voltado para a defesa pessoal realista. O que significa que é preciso estimular o corpo para que ele esteja preparado para lidar com momentos de estresse extremo.

As técnicas do método defesa pessoal Ninja Goshinjutsu simulam situações de conflito real, exigindo que o corpo adquira velocidade, coordenação motora adequada, melhore os reflexos, ganhe força e funcione de maneira eficiente para lidar com esses momentos de perigo, melhorando, dessa maneira, o condicionamento físico gradativamente.

2. Aumento da Autoestima.

Outro ponto positivo é o aumento da autoestima. Como o método de defesa pessoal Ninja Goshinjutsu é uma atividade física voltada para a autodefesa, a pessoa tenderá a se sentir mais segura para sair de casa e lidar com situações inesperadas — o que é muito importante para mulheres, por exemplo.

Tomando consciência do nosso corpo e das nossas capacidades, é possível desenvolver um aumento de autoestima e uma sensação de empoderamento, que se reflete não apenas em momentos extremos, mas no dia a dia também.

3. Alívio do Estresse.

O Ninja Goshinjutsu, como toda atividade física, ajuda a liberar no sangue os famosos hormônios do prazer. Essas substâncias são responsáveis pela sensação de bem-estar, muito comum após a prática de esportes ou exercícios intensos.

Além disso, por simular ataque e defesa envolvendo as principais ações de confronto e se tratar de um tipo de luta multifacetada, é uma oportunidade única para descarregar as energias e as tensões acumuladas ao longo do dia de maneira saudável e revigorante.

4. Emagrece.

Por causa da dinâmica da aula, que envolve alongamentos, aquecimentos e as técnicas de ataque e defesa, projeções, arremessos, etc, o método de defesa pessoal Ninja Goshinjutsu é muito eficiente para quem deseja emagrecer e ainda ganhando o famoso tônus muscular.

Estima-se que uma pessoa consegue queimar cerca de 1.000 calorias em uma hora e meia de aula! Tornando isso um exercício semanal, é possível diminuir medidas e fortalecer o corpo.

Exercícios como saltos, picos de velocidade, posturas que exigem equilíbrio e a força exercida pelos músculos ao longo da prática trabalham tanto como exercícios aeróbicos quanto anaeróbicos, o que torna o método Ninja Goshinjutsu uma alternativa excelente para quem busca uma modalidade além da musculação ou yoga, por exemplo.

5. Promove a Consciência Corporal.

Tairyoshin “consciência corporal” está relacionado à capacidade de compreender o funcionamento total do corpo e saber lidar com suas limitações. Com o tempo, o praticante do método Ninja Goshinjutsu aprende a lidar melhor com o próprio corpo e desenvolve a coordenação motora, a flexibilidade e o autocontrole necessários para alcançar uma agilidade satisfatória.

Esse benefício pode ser percebido tanto no aumento dos reflexos e percepção, da sensação de segurança e na qualidade de vida. Ao entender melhor o próprio corpo é mais fácil alimentar-se bem, praticar exercícios regularmente e se sentir bem consigo mesmo.

6. Melhora a tomada de decisões em cenários complexos.

Quando as aulas de Ninja Goshinjutsu são orientados por um profissional qualificado e devidamente preparado para isso, o aluno aprende a avaliar o ambiente e os riscos envolvidos em qualquer situação, controlando suas emoções e suas reações.

Um instrutor qualificado, com alto grau de conhecimento e técnicas, é capaz de ensinar de maneira simples e eficiente diversas técnicas de prevenção e avaliação de riscos. Esse tipo de treinamento traz resultados diários aos alunos, e de forma ampla, seja em relação à própria segurança ou em situações onde a tomada rápida de decisões tenha um papel fundamental.

7. Melhora o autocontrole e atua no controle da ansiedade.

As aulas do método de defesa pessoal Ninja Goshinjutsu trazem um grande auxílio para o desenvolvimento do autocontrole de seus alunos. Os exercícios executados durante as aulas fazem com que o aluno precise controlar sua ansiedade e suas emoções.

Conhecer o próprio corpo, aprender a executar novos movimentos, agir de forma segura para não se lesionar, respeitar os colegas de turma, ouvir todas as instruções do professor e colocar em prática as recomendações e regras do dōjō, são formas de trabalhar o autocontrole e a ansiedade das pessoas.

8. Aumenta os níveis de concentração e o foco.

O excesso de informações ao qual as pessoas são expostas atualmente, causados principalmente pela tecnologia (com o uso excessivo de celulares e outros dispositivos), causa um enorme prejuízo de tempo e de energia.

As aulas de Ninja Goshinjutsu ensina muito sobre não se colocar em risco, prevenindo possíveis ataques ou situações de violência. Manter a atenção em tudo que nos cerca, tendo uma boa percepção do ambiente e foco no que realmente importa, é um ponto chave para o sucesso e uma das várias características encontradas na prática do Ninjutsu.

A prática do método de defesa pessoal Ninja Goshinjutsu ensina seus alunos, técnicas e formas de análise situacional, de forma que seus praticantes se tornem pessoas mais alertas e atentas a tudo que acontece ao seu redor.

Isto faz com que as chances de se tornarem vítimas em situações reais de ataques sejam mais baixas, quando comparadas a pessoas que estão distraídas. Como qualquer aprendizado e treinamento, essas técnicas criam hábitos que acabam sendo incorporados na rotina de cada um, seja na escola, nos estudos, no trabalho ou em qualquer outra situação.

9. Desenvolve a disciplina para alcançar objetivos.

Por se tratar de um método com técnicas do Ninjutsu Budō Taijutsu – sistema de artes marciais japonesas de tradições ninja e samurai -, o Ninja Goshinjutsu traz, em sua essência, parte dos ensinamentos e costumes dessas famílias ou Ryū, que comprovadamente, trazem diversos pontos positivos para os alunos.

A disciplina durante as aulas é essencial para que o treino seja executado com total transparência e segurança para o aluno, e é representada por pequenas regras, que irão desenvolver nos praticantes um senso de responsabilidade, concentração e respeito com o próximo.

Essas regras podem ser exemplificadas com o fato de que o aluno deve manter seu uniforme sempre limpo, passado e em bom estado, bem como unhas e cabelos devidamente aparados. Também podemos citar o fato de que, os horários de treino devem ser sempre respeitados, pois são, de certa forma, limitados e atrasos trazem prejuízos para todos. Essas regras não são apenas formas de deixar o ambiente de treino mais seguro e evitando possíveis acidentes, mas são também, formas de criar novos hábitos e rotinas que certamente trazem benefícios práticos para a vida das pessoas.

10. Ensina as pessoas a controlar e superar o medo.

Muitas pessoas buscam as aulas de artes marciais ou defesa pessoal após passarem por algum evento traumático, ou depois de sofrerem algum tipo de agressão ou ficarem expostas à uma situação de violência.

As técnicas e a prática constante do método Ninja Goshinjutsu, quando executadas por um instrutor qualificado, irá preparar o aluno para agir ou se prevenir de situações de ameaça ou agressão. Essas técnicas transformam a relação das pessoas frente ao medo e à insegurança, mostrando para elas formas simples de agir.

A adrenalina de uma situação extrema pode paralisar uma pessoa, colocando-a em risco. Treinar o método de defesa pessoal Ninja Goshinjutsu irá ensinar ao aluno formas de lidar frente a essa reação involuntária e natural do corpo, criando condições para que a pessoa possa analisar de forma mais calma a situação como um todo, de forma a ter mais clareza para poder decidir maneiras para agir frente os obstáculos.

Conclusão sobre o método Ninja Goshinjutsu

O método de defesa pessoal Ninja Goshinjutsu, como dito anteriormente, trata-se de um método de defesa pessoal que visa um treinamento focado em situações reais, sem limite de idade, e, isso quer dizer que pode ser uma atividade física extremamente benéfica e ser praticado por qualquer pessoa que tenha interesse em aprender mais sobre o próprio corpo, desenvolver a coordenação motora, fortalecer os músculos e articulações, ter maior percepção das coisas ao seu redor e ganhar segurança.

Dias e Horários

SEG / QUA / SEX

  • Das 10h15 às 11h30.
  • A partir dos 12 anos de idade.

TER / QUI

  • Das 17h às 18h15.
  • A partir dos 12 anos de idade.

Se quiser conhecer o sistema de graduação do método Ninja Goshinjutsu clique aqui e acesse nosso conteúdo.

Obtenha mais informações sobre sua inscrição no método Ninja Goshinjutsu clicando no botão abaixo.